segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Teoria Ambientalista - Florence Nightingale

  

  
  Na enfermagem, observamos alguns segmentos que estiveram diretamente ligados à práticas de saúde relacionadas com o meio ambiente. É o que se pode notar na Teoria Ambientalista formulada por Florence Naghtingale (1820 – 1910).

  Nascida na cidade italiana de Florença, Florence, foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia. Sua família considerava a enfermagem algo inapropriado para uma dama de boa estirpe, por isso, começou seus estudos após os 31 anos.
  Antes de Florence o trabalho de cuidar de doentes era realizado por indigentes e bêbados, pessoas incapacitadas a qualquer outra espécie de trabalho. Os hospitais eram construídos em locais onde os pacientes sofriam mais com o ambiente do que com sua própria doença. Cirurgias eram feitas sem anestesia, e a higiene era algo praticamente desconhecido.
  Florence não conhecia o conceito de contato por microorganismos, uma vez que este ainda não tinha sido descoberto, porém já acreditava em um meticuloso cuidado quanto à limpeza do ambiente e pessoal, ar fresco e boa iluminação, calor adequado, boa nutrição e repouso, com manutenção do vigor do paciente para a cura.
  Sua teoria é tão apropriada hoje em dia, como uma base teórica para a prática, quanto foi em sua época de utilização, na metade do século dezenove. Trata-se de base sobre a qual todas as demais teorias de enfermagem devem ser entendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário